Campanha de vacinação antirrábica

Campanhas | 20 de Setembro de 2022

Você concorda que o melhor amigo merece o melhor cuidado? Então guarde bem essa data:

Dia 24 de setembro a Prefeitura Municipal de Águas Lindas de Goiás, por meio do Projeto Bem-Estar Animal, irá promover uma ampla Campanha de Vacinação Antirrábica, para proteger com segurança e responsabilidade todos os animais de estimação das famílias aguaslindenses. 


O que é Raiva?

A raiva é uma doença viral que pode ser transmitida por muitos mamíferos. É uma  doença zoonótica, que passa de animais para humanos. Se você acreditar que seu cão entrou em contato com um animal com raiva, leve-o imediatamente ao veterinário, mesmo que ele esteja com a vacinação antirrábica em dia.

Como é um cachorro com raiva? (Vídeo)

Atenção: este vídeo mostra um cão com raiva em estágio terminal, o que pode ser difícil de assistir.

A doença é geralmente transmitida através da mordida de um mamífero infectado, causando encefalite aguda (inflamação do cérebro) e eventualmente infecta todo o sistema nervoso causando a morte.

Sintomas


Os sintomas da raiva incluem febre, paralisia, convulsões, mandíbula caída, incapacidade de engolir, hidrofobia (medo de água), pica (desejo incontrolável de ingerir qualquer tipo de material não comestível, como sujeira), mudança no tom do latido, agressão incomum, falta de coordenação, salivação excessiva e saliva espumosa.

Uma vez que um pet contrai a raiva, ele apresentará anomalias no sistema nervoso. Alguns dias depois, o cão morrerá, ou progredirá para o estágio de infecção furiosa ou paralítica. Um cão com raiva furiosa exibe mudanças comportamentais extremas. Raiva furiosa é frequentemente o tipo de raiva retratado na mídia – O cão é agressivo e disposto a atacar. Cães com raiva paralítica mostram uma lenta perda de coordenação, fraqueza e, em seguida, paralisia.

Tratamento

A raiva é curável se você tratar o animal antes que os sintomas ocorram. Uma vez que os sintomas aparecem, a doença se torna fatal.  A raiva pode levar de 2 a 12 semanas para se apresentar. No entanto, em alguns casos podem levar muito mais tempo. O diagnóstico definitivo de raiva requer uma amostra de tecido do cérebro ou dos nervos. Essas amostras só podem ser colhidas após a morte no momento da autópsia.

Controle da Raiva

O Programa Nacional de Profilaxia da Raiva (PNPR), criado em 1973, implantou, entre outras ações, a vacinação antirrábica canina e felina em todo o território nacional. Essa atividade resultou num decréscimo significativo nos casos de raiva naqueles animais, e com isso permitiu um controle da raiva urbana no país. Na série histórica de 1999 a 2017, o Brasil saiu de 1.200 cães positivos para raiva em 1999 (incluindo em sua maioria as variantes 1 e 2, típicas desses animais), para 11 casos de raiva canina em 2020, todos identificados como variantes de animais silvestres. Em 2010 o Ministério da Saúde alterou definitivamente as vacinas usadas na rotina e nas campanhas de vacina antirrábica canina e felina pelas vacinas de cultivo celular, por apresentarem maior segurança e apresentar maior eficácia na conversão de títulos protetores nesses animais. Essa vacina é enviada aos estados e estão disponíveis gratuitamente no SUS para a vacinação de cães e gatos em campanhas massivas. (fonte: gov.br)


Você deseja castrar seu animal?