O que os cães de estimação podem comer? Listas de alimentos seguros e tóxicos para o seu pet.

Matérias | 15 de Junho de 2022

Os cães não costumam contestar o que o dono oferece para comer, no entanto, isso não significa que tudo o que eles comem é saudável. Como proprietário, você precisa saber como certos alimentos afetam a saúde do seu animal.

Frequentemente, os cães ingerem coisas que não deveriam, alguns alimentos são tóxicos e requerem tratamento veterinário imediato. Se seu cão apresenta sintomas de que foi envenenado por comer algo que não deveria, leve-o prontamente à clínica do Projeto Bem-Estar Animal, com fragmentos do item ingerido, para que os veterinários responsáveis possam fazer o diagnóstico e tratamento adequado.

Para evitar certas preocupações e mantê-los seguros, você precisa estar ciente dos alimentos que são prejudiciais. Ajudar-lhe-emos fornecendo listas de alimentos que os animais não podem comer e em seguida alguns que podem comer com segurança.

A alimentação humana nem sempre é adequada para cães

Certos alimentos que são perfeitamente adequados ao consumo humano podem ser tóxicos para o seu cão, representando uma séria ameaça à sua saúde e bem-estar. Alguns alimentos podem causar vômitos,  diarreia, dor de estômago, respiração enfraquecida, problemas renais, obstruções intestinais, convulsões e até a morte.

O metabolismo de um cão difere do nosso metabolismo. Metabolismo é o processo de decompor os alimentos e transformá-los em energia. O corpo do seu cão não pode processar todos as categorias de alimentos da mesma forma que o seu corpo pode, portanto, os alimentos ótimos para você podem ser péssimos para o seu cão.

Observe que, embora procuremos adicionar a maioria dos alimentos que são potencialmente nocivos para cães a esta matéria, há alimentos que podemos ter esquecido de adicionar. Não considere um alimento seguro para dar ao seu cão apenas porque não foi visto nesta lista de alimentos venenosos para cães. Faça sua pesquisa se não tiver certeza sobre um determinado alimento.

Lista de alimentos que NUNCA devem ser ingeridos em uma nutrição canina:

Frutas

  1. Sementes de maçã;
  2. Abacate;
  3. Uvas e Passas;
  4. Sementes de caqui pêssego e ameixa;
  5. Folhas de ruibarbo e tomate.

Vegetais

  1. Milho na espiga;
  2. Alho;
  3. Cogumelos;
  4. Cebola e Cebolinha.
Proteínas
  1. Amêndoas;
  2. Ossos de carne cozidos;
  3. Aparas de gordura;
  4. Fígado;
  5. Carnes e Peixes Crus.
Itens de despensa
  1. Chocolate;
  2. Macadâmia;
  3. Pipoca;
  4. Sal;
  5. Açúcar;
  6. Fermento.
Itens de casa
  1. Doces;
  2. Goma de mascar;
  3. pasta de dente e enxaguante bucal;
  4. Vitaminas humanas;
  5. Bebidas;
  6. Álcool;
  7. Café, chá e provindos de cafeína;
  8. Leite e laticínios.
Diversos
  1. Comida de gato;
  2. Lúpulo;
  3. Tabaco.

    Por que cães não podem comer sementes de maçã?

    A casca das sementes de maçã é tóxica para um cão porque contém uma substância química chamada amigdalina, que libera cianeto quando digerida. Isso fará mal se seu cão comer a maçã com as sementes, fazendo com que os tóxicos entrem na corrente sanguínea. Para alimentá-lo em segurança, certifique-se de remover os caroços da maçã antes de oferecê-la ao seu cão.

    Por que cães não podem comer abacate?

    Abacates contêm persin, que pode causar diarreia, vômitos e danos ao músculo cardíaco. A parte mais perigosa do abacate é o caroço, pois causa risco de asfixia e contém a maior quantidade de persin. Se você acredita que seu cão ingeriu um caroço de abacate, ligue-nos o mais rápido possível. Se o seu  cão comeu um pequeno pedaço de abacate, ele deve ficar bem, mas certifique-se de monitorá-lo e agir caso houver quaisquer complicações.

    Por que cães não podem comer uvas e passas?

    Uvas e passas podem causar insuficiência renal para cães.  Mesmo uma pequena quantidade pode deixar um cão doente. O vômito é um sintoma precoce seguido de baixa energia. Já ouve casos de cães morrendo por apenas um punhado de uvas, portanto, nunca dê ao seu cão esse alimento potencialmente venenoso.

    Por que cães não podem comer caroços de caqui, pêssego e ameixa?

    Caroços e sementes de pêssegos, ameixas e caqui podem causar problemas intestinais em cães, além disso, os caroços de pêssego e ameixa têm cianeto, venenoso para cães e pessoas.

    Por que cães não podem comer folhas de ruibarbo e tomate?

    Estes contêm oxalatos, que podem causar salivação, vômitos, diarreia, letargia, fraqueza, tremores e sangue na urina.

    Por que não é seguro dar espiga de milho para cães?

    Embora pequenas quantidades de milho sejam seguras para um cão ingerir, dar ao seu cão uma espiga de milho pode ser arriscado. Pois, ele comerá a espiga completamente. Consumir a espiga pode causar riscos de asfixia e obstrução intestinal. Isso seria fatal para o seu cão.

    Cães podem comer alho?

    Uma quantidade significativa de alho se torna venenosa.  O alho é considerado tóxico porque mata a contagem de glóbulos vermelhos, causando anemia.  Os sinais incluem fraqueza, vômitos e dificuldade para respirar.

    Os cães podem comer cogumelos?

    Depende. Não há problema em dar um pequeno pedaço de certos tipos aqui ou ali, e cada situação é única, considerando a categoria de cogumelo que seu cão comeu e outros fatores como a saúde e raça do seu animal.

    Por que cães não podem comer cebola e cebolinha?

    Não importa a forma em que estejam (secas, cruas, cozidas, em pó, dentro de outros alimentos), as cebolas são alguns dos piores alimentos que você nunca poderá dar ao seu animal. Eles contêm dissulfetos e sulfóxidos (tiossulfato), os quais podem danificar os glóbulos vermelhos e causar anemia.

    Por que cães não podem comer amêndoas?

    Se um cão come amêndoas, pode causar diarreia, gases, perda de apetite, letargia, dor de estômago e vômitos. As amêndoas também podem ser um risco de asfixia e podem obstruir as vias aéreas do seu cão. Além disso, as amêndoas podem ser ricas em sal e gordura, o que pode fazer com que seu cão retenha água e ganhe peso.

    Por que cães não podem mastigar ossos cozidos?

    Ossos cozidos são arriscados porque podem facilmente lascar quando mastigados pelo seu cão. No entanto, ossos crus (que não sejam pequenos) são apropriados tanto para a nutrição quanto para os dentes do seu cão. Você também pode conversar com seu veterinário sobre quais categorias de ossos crus seriam seguros para o seu cão mastigar.

    Por que cães não podem comer aparas de gordura?

    Aparas de gordura, sejam elas cozidas ou não, podem causar pancreatite.

    Cães podem comer fígado?

    O fígado pode ser bom em pequenas quantidades, mas evite dar muito ao seu cão. O fígado contém bastante vitamina A, que pode afetar adversamente as articulações do seu cachorro e causar problemas gastrointestinais.

    Por que cães não podem comer carne e peixe crus?

    Carne e peixe crus podem ser contaminados com bactérias, como E. coli, que podem causar intoxicação alimentar.  Além disso, alguns peixes podem conter um parasita que causa a “doença do peixe” ou “Doença de Envenenamento do Salmão (SPD)”. Os sintomas da intoxicação alimentar incluem vômitos, febre e linfonodos aumentados. Peixe cozido sem tempero é perfeitamente bom porque o processo de cozimento mata os parasitas. Certifique-se de remover todos os ossos e espinhos para evitar asfixia ou obstrução nos órgãos internos. A alimentação de carne crua não é recomendada porque há risco de doença transmitida por alimentos tanto para o cão quanto para a pessoa que organiza a comida.

    Por que cães não podem comer chocolate?

    O chocolate contém teobromina e cafeína, que aceleram a frequência cardíaca e estimulam o sistema nervoso. O tipo de chocolate, a quantidade ingerida e o peso do seu cão determinarão o quão doente seu ele pode ficar. A ingestão de muita teobromina e cafeína no chocolate pode resultar em vômitos, diarreia, inquietação, aumento da micção, tremores, aumento da frequência cardíaca, convulsões e morte. Normalmente, quanto mais escuro o chocolate, mais perigoso é para os cães. Abaixo está uma lista dos chocolates mais arriscados que você deverá deixar bem longe dos pets:

      • Cacau em pó;
      • Chocolate de padeiro sem açúcar;
        1. Chocolate meio amargo;
          1. Chocolate escuro;
            1. Chocolate ao leite;
              1. Chocolate Branco.
              Cachorros não podem comer sorvete de chocolate.
              Por que cães nunca podem comer nozes de macadâmia?

              A ingestão de pequenas quantidades de nozes de macadâmia pode ser fatal para o seu cão.  Os sintomas incluem tremores musculares, vômitos, aumento da temperatura e fraqueza nas pernas traseiras. Se o seu cão ingeriu chocolate com nozes de macadâmia, os sintomas podem ser ainda piores.

              Cachorros podem comer pipoca?

              A flor da pipoca sem sal é boa para os cães comerem, mas a casca (a semente ou o caroço do milho) pode ser arriscada para os animais de estimação, especialmente aqueles com gargantas menores. O caroço pode ficar preso entre os dentes, arranhar a garganta ou ficar alojado nas vias aéreas do seu cão. Além disso, as coberturas colocadas na pipoca podem causar problemas para os cães. Sal, manteiga e outros aditivos de pipoca não são saudáveis, pois ​​podem causar problemas digestivos, diarreia e desidratação. Com o tempo, isso também contribuirá para danos nos rins e obesidade.

              Por que cães não podem comer sal?

              Assim como o sal não é a coisa mais saudável para os humanos, é ainda menos saudável para os cães. Muito sal pode levar ao envenenamento por íons de sódio, resultando em sintomas como vômitos, diarreia, depressão, tremores, febre, convulsão e até mesmo a morte.

              Por que cães não podem comer açúcar?

              Isso se aplica a qualquer alimento que contenha açúcar. Certifique-se de verificar o rótulo de ingredientes da embalagem – xarope de milho (classe de açúcar mais econômico e maléfico) é encontrado em praticamente tudo atualmente. Dar açúcar para o seu cachorro pode levar a problemas dentários, obesidade e até diabete.

              Por que os cães não podem comer fermento?


              Assim como o fermento sobe no pão, ele também se expandirá e crescerá na barriga do seu filhote. Certifique-se de que eles não recebem nenhum fermento. Embora casos leves causem gases, muito peido e desconforto, muito fermento pode estourar o estômago e os intestinos. A massa de fermento também é perigosa porque, à medida que fermenta e cresce, libera muito etanol na corrente sanguínea do seu cão, o que causa intoxicação por álcool.

              Por que cães não podem comer doces, goma de mascar, pasta de dente e enxaguante bucal?

              Esses itens além de conter açúcar geralmente contêm também xilitol. O xilitol é um álcool de açúcar encontrado em doces e chicletes. Embora o xilitol não cause danos aparentes aos seres humanos, é altamente tóxico para os cães Mesmo pequenas quantidades podem causar baixo nível de açúcar no sangue, convulsões, insuficiência hepática e até a morte do seu canino. A pasta de amendoim é comumente um problema para cães sofrerem intoxicação por xilitol. Certifique-se sempre de verificar o rótulo das embalagens.

              Por que cães não podem comer vitaminas humanas?

              Não é recomendado dar ao seu cão uma de suas vitaminas ou suplementos. Os produtos vitamínicos humanos geralmente contêm  cem por cento da quantidade diária recomendada de várias vitaminas. Isso pode causar uma overdose canina.

              O produto vitamínico mais perigoso para cães são as vitaminas pré-natais, que possuem uma dose maior de ferro e podem causar toxicidade de ferro em animais de estimação. Se o seu cão ingerir muitas vitaminas pré-natais (ou outras vitaminas com alta dosagem de ferro), você deve levá-lo imediatamente ao veterinário.

              Por que cães não podem beber álcool?
              Quando comidos ou lambidos nas patas, os álcoois em gel para as mãos podem causar distúrbios digestivos, como vômitos ou até mesmo causar toxicidade alcoólica se o teor de álcool for alto o suficiente.

              Não dê álcool ao seu cão. O álcool pode causar não apenas intoxicação, falta de coordenação, respiração fraca e acidez anormal, mas potencialmente até coma ou morte.

              Isso inclui álcool e álcool em gel para as mãos.

              Por que cães não podem beber café, chá e outras bebidas com cafeína? 

              A cafeína é extremamente perigosa para os cães. Dentro de uma a duas horas, seu cão pode apresentar hiperatividade, inquietação, vômito, frequência cardíaca elevada, aumento da pressão arterial, tremores, convulsões e morte.

              Os cães podem beber leite e comer laticínios?

              Embora pequenas doses de leite e produtos lácteos sejam boas para o seu cão, você pode obter alguns peidos fedorentos e casos desagradáveis ​​​​de diarreias. Isso ocorre porque os cães se tornam intolerantes à lactose quando são desmamados do leite materno. Leite e produtos lácteos podem causar problemas digestivos e podem desencadear alergias alimentares.

              Por que cães não podem comer comida de gato?

              A comida para gatos contém proteínas e gorduras que visam somente a dieta para gato, e não para cachorro. Os níveis de proteína e gordura na comida de gato são muito altos para o seu cão. Ingerir comida de gato pode resultar em dor de estômago, obesidade e pancreatite.

              Por que cães não podem comer lúpulo?

              O lúpulo é um ingrediente da cerveja que pode ser tóxico para o seu cão. O consumo de lúpulo pelo cão pode causar vômitos, respiração ofegante, aumento da frequência cardíaca, febre e até a morte.

              Por que cães não podem comer tabaco?

              O tabaco contém nicotina, e pode ser fatal para os cães. Os sintomas incluem vômitos, frequência cardíaca irregular, tremores e fraqueza. A intoxicação por tabaco pode se apresentar dentro de uma hora após a ingestão.

              Cardápio de alimentos que o seu cão nunca deverá comer:
              Folheto informativo útil para imprimir e manter em sua geladeira para você estar sempre ciente dos alimentos que os cães não podem comer. Baixe em pdf clicando aqui.
              Veja a seguir mais alguns alimentos que você deve manter fora do alcance do seu cão
              Comida velha

              Se você se sentirá mal ao ingerir comida podre e mofada, então o que faz você pensar que seu cachorro vai gostar? As bactérias em alimentos estragados contêm todos os tipos de toxinas que podem ser prejudiciais à saúde do seu cão. Alimente seu cão apenas com a melhor e mais fresca ração.

              Sobras

              Se você alimentar o seu cão com sobras regularmente, ele não terá uma dieta adequada. Além disso, essas sobras podem ser ricas em gordura e calorias, fazendo com que seu cão ganhe muito peso. Se você decidir dar restos de comida ao seu cão, certifique-se de remover todos os ossos e cortar a gordura.

              Petiscos Humanos

              Batatas fritas podem conter alho e cebola em pó, e biscoitos podem conter passas, chocolate, nozes de macadâmia etc. Conclusão – há uma razão pela qual existem alimentos e guloseimas feitas especialmente para cães.
              Mantenha seu cão em uma dieta saudável

              Escolher criar um cachorro é uma grande responsabilidade. Assim como com uma criança, você acolheu outro ser vivo em sua casa. Provavelmente não temos que lhe dizer para cuidar de seu cão, mas seu cão terá necessidades muito diferentes de seu filho em relação à comida. Pergunte ao seu veterinário que tipo de alimento seria melhor para o seu cão, considerando o tamanho, a idade e as necessidades especiais de saúde. Dessa forma, você sabe o que seu cão pode comer e é menos provável que tenha problemas relacionados à comida.

              Alimentos humanos seguros para cães

              Embora muitos alimentos humanos sejam seguros para alimentar seu cão, muitos não são seguros. Como regra geral, é muito melhor prevenir do que remediar. Evite alimentar seu cão com qualquer alimento humano, a menos que seja aconselhado pelo seu veterinário. Ao evitar alimentar seu cão com comida humana ou restos de comida, você está treinando seu cão para não implorar por eles, abrindo caminho para 'maneiras alimentares' aceitáveis. Essas boas maneiras significam que incomodarão os visitantes com menos frequência na hora das refeições.

              Abaixo está uma lista de alimentos humanos seguros para os cães comerem com moderação:

              Frutas
              1. Fatias de maçã;
              2. Banana;
              3. Amoras;
              4. Cantalupo;
              5. Cranberries;
              6. Mangas;
              7. Laranjas;
              8. Pêssegos;
              9. Peras;
              10. Ervilhas;
              11. Abacaxi;
              12. Framboesas;
              13. Morangos;
              14. Melancia.
              Vegetais
              1. Brócolis;
              2. Couve-de-bruxelas;
              3. Cenouras;
              4. Salsão;
              5. Batatas cozidas;
              6. Pepino;
              7. Vagem;
              8. Pimentas;
              9. Espinafre;
              10. Batatas doces.
              Proteínas
              1. Ovos;
              2. Carne magra.
              Grãos
              • Arroz branco.
              Cães podem comer fatias de maçã?

              Fatias de maçã são seguras para o seu cão comer e são uma ótima fonte de fibras e carboidratos, mas certifique-se de remover todas as sementes porque elas são venenosas como já especificamos anteriormente.

              Cães podem comer bananas?
              Certifique-se de descascar e fatiar a banana primeiro.

              As bananas podem ser um deleite gostoso e saudável para o seu cão comer. Apenas se certifique de descascar a banana antes de deixar seu cão comê-la. A casca de banana pode ser difícil de digerir e pode causar problemas de bloqueio intestinal. E lembre-se de dar bananas ao seu cão com moderação. O consumo em  excesso pode causar dor de barriga.

              Os cães podem comer mirtilos?

              Os mirtilos podem ser uma ótima opção de tratamento de baixa caloria para o seu cão. Os mirtilos contêm antioxidantes, fibras e vitaminas C e K, que ajudam a saúde geral do seu cão. Você pode usar mirtilos como um deleite de treinamento, se quiser.

              Cães podem comer melão?

              O melão é uma ótima alternativa de tratamento para cães com excesso de peso, no entanto, remova as sementes, porque elas podem causar risco de asfixia ao seu cão.

              Cães podem comer cranberry?

              Cranberries são seguros para o seu cão comer em pequenas quantidades, no entanto, seu cão pode não ser fã de fruta azeda. Se você pensar que seu cão aprecia cranberry, evite alimentá-lo desta fruta para prevenir dores de barriga.

              Cachorros podem comer manga?
              Certifique-se de remover a casca e o caroço

              Sim, as mangas são seguras para os cães comerem.  Apenas se certifique de remover a casca antes. Embora a casca não seja venenosa, poderá ser difícil digerir, e seu cão pode engasgar-se com ela. Remova o caroço também porque contém cianeto, tóxico para os cães.

              Cães podem comer laranjas?

              Sim, os cães podem comer a polpa de uma laranja, mas certifique-se de remover todas as sementes e a casca antes.

              Cães podem comer pêssegos?

              Os pêssegos são uma fruta segura para o seu cão comer. Os pêssegos estão cheios de vitaminas A e C, antioxidantes, fibras e muito mais., no entanto,  os caroços de pêssego podem ser venenosos para os cães. Pêssegos são mais ricos em açúcar, então é melhor dar esse alimento apenas em pequenas quantidades.

              Cães podem comer peras?

              Sim, os cães podem comer peras. As peras têm muitas qualidades nutricionais, incluindo vitaminas C e K, fibras e cobre. Como muitas outras frutas, você deve remover as sementes porque elas podem conter vestígios de cianeto, tóxico para os cães.

              Cães podem comer abacaxi?

              Abacaxi é seguro para o seu cão comer. Tem muitas vitaminas e minerais, que podem ajudar a impulsionar o sistema imunológico e a saúde digestiva do seu cão., no entanto, o abacaxi é rico em açúcar, então a moderação é fundamental.

              Cães podem comer framboesas?

              Sim, seu cão pode comer framboesas, mas com equilíbrio. Muitas framboesas podem fazer com que seu cão experimente alguns problemas gastrointestinais, como vômitos, diarreia e constipação.

              Cães podem comer morangos?

              Morangos são seguros para os cães comerem, mas alimente o seu cão com pouco morango. Os morangos são ricos em açúcar natural, o que não é benéfico para os cães e pode causar problemas gastrointestinais.

              Cães podem comer melancia?

              Sim, seu cão pode comer melancia, mas as sementes podem causar obstrução intestinal, então é melhor dar melancia sem sementes ou remover as sementes. Não dê ao seu cão a casca da melancia para mastigar, pois, pode causar problemas gastrointestinais.

              Cães podem comer brócolis?

              Os brócolis é um vegetal seguro para o seu cão comer e pode ser nutritivo. Dê uma pequena quantidade primeiro para evitar perturbar o estômago do seu cão.

              Os cães podem comer couve-de-bruxelas?

              Couves-de-bruxelas são seguros para o seu cão comer, mas talvez você vai querer evitar porque couves causam flatulência. Embora o gás do seu cão não seja prejudicial para ele, pode fazer com que você saia da sala.

              Os cães podem comer cenouras?

              As cenouras (cozidas ou cruas) são um ótimo lanche de baixa caloria e podem ser uma ferramenta de treinamento útil. Na verdade, você pode dar ao seu cão fatias de cenoura como um deleite e uma alternativa mais saudável a outros deleites de treinamento. Fique longe de cenouras enlatadas ou em conserva porque elas contêm muito sal.

              Os cães podem comer aipo?

              O aipo é seguro para os cães comerem, mas deve ser cortado em pedaços menores ou cozido para ajudar a amolecê-lo e evitar asfixia.

              Os cães podem comer batatas cozidas?

              Batatas cruas não são seguras para cães porque contêm solanina, que pode ser tóxica para cães e difícil de digerir. No entanto, batatas cozidas e sem tempero são perfeitamente seguras para os cães comerem.

              Cães podem comer pepino?

              Fatias de pepino podem ser um lanche saudável para o seu cão. Seu cão pode gostar do crocante que oferece, que pode ser semelhante a outros petiscos para cães. Pepinos são de baixa caloria, e pode ser um bom lanche para cães com excesso de peso.

              Cães podem comer feijão-verde?

              Você pode dar ao seu cão feijão-verde cru, cozido no vapor ou enlatado, desde que seja puro (deixe o sal e outros temperos fora). Os veterinários geralmente recomendam feijão-verde como uma opção de tratamento saudável para cães.

              Cães podem comer pimentões?

              Pimentões são bons para alimentar cães. Os cães são carnívoros e preferem carne ao invés de vegetais, mas há alguns benefícios nos vegetais, por exemplo, o pimentão verde é um lanche de baixa caloria repleto de vitamina C e beta-caroteno. Certifique-se de cortar os pimentões em pedaços pequenos porque a pele externa pode ser dura e difícil de mastigar. Cozinhar os pimentões no vapor os tornas mais fáceis de consumir e digerir. Tal como acontece com a maioria dos alimentos humanos, não exagere porque muito pimentão pode adoecê-lo. Nunca dê ao seu cão uma categoria picante, como pimentas ou jalapeños.

              Cães podem comer ervilhas?

              Ervilhas verdes, ervilhas de neve, ervilhas de jardim e ervilhas são seguras para o seu cão comer. As ervilhas podem ser dadas ao seu cão frescas, congeladas ou descongeladas, mas você deve evitar ervilhas enlatadas, pois muitas vezes podem ter excesso de sódio.

              Cães podem comer espinafre?

              Espinafre é bom para o seu cão comer, no entanto, é rico em ácido oxálico, o que pode levar a danos nos rins, portanto, embora seu cão possa comer espinafre com segurança, você não vai querer que ele crie o hábito de comê-lo.

              Cães podem comer batata-doce?

              Os cães podem comer batatas-doces cozidas, sem tempero e descascadas. A pele pode ser difícil para o seu cão digerir, e você nunca deve alimentá-lo com batatas cruas de qualquer tipo.

              Cães podem comer ovos?

              O envenenamento por salmonela e a deficiência de biotina são duas coisas que devem ser cautelosas ao alimentar seu cão com ovos crus. É mais seguro dar ao seu cão um ovo cozido em vez de um ovo cru. Os ovos são uma excelente fonte de proteína e contêm uma série de vitaminas para o seu cachorro. Não cozinhe ovos em manteiga, óleo, sal, pimenta ou outros aditivos; os cães não precisam dessas coisas, e podem ser prejudiciais a eles.

              Cães podem comer carne magra?

              A carne magra abrange a carne branca e desossada de frango ou peru e com o excesso de gordura removido e fornece um deleite saboroso para o seu cão, servindo como uma ótima fonte de proteína. Se quiser dar frango ou peru para seu cão comer, retire a pele gordurosa e cozinhe ou ferva a carne sem tempero.

              Cães podem comer arroz branco?

              Arroz branco cozido é recomendado para cão com dor de estômago. Geralmente,  frango branco cozido e arroz branco ajudam a firmar as fezes e nutrir um cão que, como resultado de uma doença, está tendo problemas para obter nutrição de alimentos.

              Na dúvida, leve-o para consulta profissional

              Se o seu cão está agindo de forma estranha ou apresentando pequenos sintomas de fraqueza, falta de coordenação, vômitos, diarreia, etc., e você supõe que ele pode ter consumido algo que não deveria, leve-o ao Bem-Estar Animal imediatamente. Se você esperar muito tempo, seu cão pode ficar seriamente doente.


              Você deseja castrar seu animal?