Não compre, Adote

Consultas | 06 de Fevereiro de 2022

"Não compre, Adote" é o slogan de campanha que um crescente número de defensores tem usado para promover a adoção de animais de estimação em abrigos e grupos de resgate, em vez de comprá-los em lojas.

Quando você adota um animal, você não está apenas salvando a vida do animal que está recebendo em sua casa, mas também está dando a outro a oportunidade de ser resgatado pela organização do Projeto Bem-Estar Animal, liberando espaço para que mais animais de rua tenham a oportunidade de encontrar um lar para sempre. E ao fazer isso, você terá um ótimo companheiro, todos os animais abrigados no Canil Municipal são saudáveis apenas esperando que alguém os leve para casa, eles são avaliados quanto ao comportamento, vacinados, tratados de doenças e parasitas, examinados, castrados e vêm com garantia de saúde.

Todas as sextas-feiras das 8h às 12h e das 13h às 17h, o Projeto Bem Estar Animal e Canil Municipal realiza a doação de cães e gatos resgatados.

Por que você deve adotar um animal de estimação em vez de comprar?

O Brasil tem a segunda maior população de cães, gatos e aves canoras e ornamentais em todo o mundo e é o terceiro maior país em população total de animais de estimação. Muitos dos pets vendidos em lojas de animais são originários de fábricas de filhotes, instalações comerciais de criação de cães que se concentram no aumento do lucro com pouca consideração pela saúde e bem-estar dos animais. Práticas e condições na maioria das fábricas de filhotes são antiéticas e absolutamente abomináveis. Os cães vivem em condições imundas sem comida, água ou cuidados veterinários adequados. E as cadelas são usadas para gestação em todas as oportunidades com pouco ou nenhum tempo de recuperação entre as ninhadas.

Por causa dessas condições, as fábricas de filhotes geralmente produzem animais com sérios problemas de saúde no futuro. E isso se traduz em pesadas contas de veterinário para você. Muitas lojas de animais também não socializam seus animais, o que pode levar a possíveis problemas comportamentais que não são ideais para um animal de estimação da família. Adotar, no entanto, tem uma tonelada de vantagens.

Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que, no Brasil, existem cerca de 30 milhões de animais abandonados; desse total, 10 milhões são gatos, e 20 milhões, cachorros.

razões pelas quais você deve adotar

Acreditamos que adotar um animal é uma das melhores coisas que você fará, tanto para o animal quanto para você. Por isso, montamos uma lista de 5 razões pelas quais você deve adotar um animal de estimação no Bem-estar Animal.

1. Você está salvando uma vida

Este é o maior de todos os motivos. Você está dando a um cachorro ou gato uma segunda chance na vida. Em sua vida passada, alguns podem ter sido abusados, abandonados ou tiveram que se virar sozinhos nas ruas. Ao adotar, você está dando ao pet um lar seguro e amoroso, no qual ele pode aprender a ser feliz e saudável novamente.

Uma vida além do tratamento. Tratamos animais que sofrem de ferimentos horríveis, doenças cruéis e negligência de partir o coração.

2. Pets resgatados costumam ser menos caros para adotar

Custa muito menos resgatar um animal de estimação no abrigo do Bem-estar Animal do que comprar um de um criador ou loja de animais, todos os animais para doação já estarão castrados, e com as vacinas em dia, isso fará com que você economize dinheiro.

3. Você ajuda a evitar a superpopulação

Ao optar por adotar em vez de ir a uma loja ou criador para um tipo específico de animal de estimação, você está cuidando de um cão que já precisa de apoio, em vez de trazer outro filhote ao mundo. É uma das melhores maneiras de ajudar a garantir que todos os animais possam receber os cuidados que merecem.

4: Você ganha as vantagens de um cão adulto

Muitos cães abrigados já são adolescentes ou adultos, em vez de filhotes. Isso significa que eles provavelmente já conhecem alguns comandos básicos ou são treinados em casa, facilitando muito sua vida quando você leva seu cão para casa.

5. Você apoia uma comunidade valiosa e uma instituição de caridade

É sempre bom mostrar apoio e ajudar uma organização local, e abrigos prestam serviços valiosos aos pets sob seus cuidados, portanto, ao adotar um, você está contribuindo para o cuidado contínuo dos animais deixados no abrigo.

Estatísticas de animais no Brasil

• A população pet no Brasil é de cerca de 140 milhões de animais.

• 54,2 milhões são cães
    • 23,9 milhões são gatos
  • 3,9 milhões deles estão sendo criados em condições de vulnerabilidade.

• 2,69 milhões são cães
    • 1,21 milhões são gatos
  • Existem 370 ONGs, que tutelam cerca de 172 mil animais.

• 165,2mil são cães
    • 6,883mil são gatos.

Dados divulgados pelo IBGE apontam que o Brasil vacina cerca de 75 por cento da sua população de cães e gatos. Esse resultado indica que aproximadamente 19 milhões ainda não foram imunizados contra raiva.

Algumas pessoas se opõem ao slogan “Não compre, Adote” porque acaba prejudicando indústrias sérias que vendem filhotes. Existem centenas de criadores licenciados em todo o país que estão comprometidos com práticas humanas e muitos fazem o que fazem por amor e mantêm relacionamentos de apoio com seus abrigos locais e organizações de resgate. E muitas pessoas que compram pets de raça pura também estão comprometidas em apoiar as práticas de adoção.

"Salvar um cachorro não mudará o mundo, mas certamente para aquele cachorro, o mundo mudará para sempre." - Karen Davison

Você deseja castrar seu animal?